Técnica de desassédio consciencial inspirada por Richard Feynaman

by

Primeiro, assediador consciencial é aquela consciência (espírito ou pessoa) intra ou extrafísica cujo convívio social deixa de ser baseado na cooperação, e passa a envolver simbiose, parasitismo ou outra interdependência patológica. Exemplos de assediadores conscienciais são os pidões, os invejosos, os ciumentos, os apaixonados, os ditadores, os obsessores, as larvas e os vampiros extrafísicos.
Os tratamentos menos úteis que podemos dar a um assediador é a raiva ou ódio, por um lado, e a ratificação ou apoio por outro. O melhor a ser feito é reconhecer o caráter do assédio e esclarecer as partes envolvidas, se possível.
O maior problema é o fato de algumas pessoas se deixarem ser assediadas por acreditarem que estão sendo caridosas ou por um sentimento de auto-culpa que as leva, inconscientemente ou não, a se submeterem à penitência do assédio. De uma forma ou de outra, aceitar o assédio é também uma patologia consciencial.
No vídeo a seguir, temos uma parte da entrevista do físico Richard Feynman onde ele comenta muito sabiamente “eu não sou responsável pelo que as outras pessoas acham que eu posso fazer”.

E é por aí mesmo. Ninguém deve se submeter a exigências insalubres baseadas nas concepções erradas dos outros. Toda vez que alguém exigir algo que acreditamos estar fora de nosso alcance ou que nos prive de um humor saudável, temos o direito de dizer “eu não sou responsável pelo que esta pessoa acha que devo fazer”. Além disso, há situações em que o melhor que podemos fazer pelas pessoas é não fazer nada.

PS: A transcrição da entrevista do Richard Feynaman pode ser lida no seguinte site http://tinyurl.com/4kgxthe. Este post comenta sobre a seção “I don’t Have to Be Good Because They Think I’m Going to Be Good.”

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s


%d bloggers like this: