THEORETICAL ENGLISH LEARNING PT. 2 – Deliberate Listening

by

Theoretical English Learning é uma série escrita por @arthur_santana sobre aquisição de uma nova língua. Leia também a parte 1.

O uso de material audiovisual para a simulação de situações reais de uso de uma língua estrangeira são, sem sombra de dúvidas, um dos mais eficazes. O áudio combinado com o vídeo proporcionam não somente o contato do ouvido com o inglês, mas também propicia aspectos importantíssimos no momento da comunicação, como a entonação, expressão, gestos, etc. De maneira mais simples, o vídeo nos proporciona um ‘contexto’, muito importante no ato de comunicação.

Aprender inglês utilizando música, por exemplo, me parece muito mais complicado, já que o inglês das músicas não é “falado” e sim “cantado”. Ou seja, muito além de apenas tentar transmitir uma mensagem através da língua, o cantor precisa se preocupar com afinação, harmonia, sem contar os gritos e “uoooouoooos” que devem aparecer no meio das músicas para explicitar a potencia vocal daqueles que interpretam uma canção.

Sendo assim, séries vêem a calhar como alternativa para quem desejar melhor suas habilidades com a língua inglesa. Não são tão demoradas quanto filmes, que também são ótimas ferramentas, mas só para aqueles que possuem mais tempo sobrando.

Entretanto, vale lembrar que tudo deve ser feito de maneira racional. Por mais que House, MD, seja uma das melhores séries no ar atualmente, não aconselharia que alguém que desejar melhorar o inglês a assista com esse propósito. Afinal de contas, termos técnicos da medicina transbordam pelos episódios, e se você, assim como eu, não sabe o que significa metade deles em português, podemos imaginar como será em inglês, certo?

Para iniciantes, aconselho séries “fúteis” que não precisam de grande atenção em cada detalhe da trama para que ela possa ser entendida. Os reality shows da E! são ótimas armas, mesmo que altamente estigmatizadas, para quem quer ter noções básicas e verdadeiramente funcionais de inglês. Exemplo destes reality são

  • The Girls Next Door
  • Keeping Up with the Kardashians
  • Kourtney and Kloé take Miami

Outra dica é fazer uma espécie de nivelamento:

  1. Comece, com ajuda de fones de ouvido, com séries em inglês com legendas em português para que seu ouvido se acostume com a língua.
  2. Depois de algum tempo, mude as legendas de português para inglês. Nessa etapa lembre-se de uma coisa, o contexto é o mais importante, não fique parando o tempo todo para procurar traduções de termos desconhecidos. Quando perceber que já possui certo domínio, tire as legendas de vez.
  3. O próximo passo será abolir os fones de ouvido. Com eles, você isola o som da língua e, numa situação real de uso da língua, isso não acontece. Por isso, comece a assistir tudo em uma TV a certa distancia de você e, de preferência, com pessoas na casa. Você perceberá que a conversa e até mesmo os barulhos mais simples tornam tudo muito mais complicado. Quando fiz isso, tive que voltar a ter ajuda das legendas em inglês, mas é apenas uma questão de costume para que consiga entender o que os personagens dizem sem ter que ler a tradução ou pedir para que todos calem a boca.

Como você pode ver, trata-se de um processo um pouco demorado e progressivo, mas os resultados são impressionantes. Hoje, que já consigo assistir a um filme ou a uma série na TV da sala com barulhos e sons de conversa ao redor sem que isso afete minha compreensão, lancei-me um novo desafio: a tradução, que é algo mais complicado, já que nessa etapa é preciso que eu não só entenda a mensagem, mas que consiga traduzir para o português, todos, ou quase todos, os termos ditos.

Para aqueles que não estão dispostos a tal esforço ainda há algumas alternativas:

  • Converta-se ao espiritismo e peça a Deus que na próxima encarnação nasça na terra do tio Sam;
  • Ou então, faça um intercâmbio. Caso não tenha dinheiro, lembre-se da Sol e procure um coiote online! Mas é bom que aprenda logo a dançar em cima do balcão. #TENSO
Advertisements

2 Responses to “THEORETICAL ENGLISH LEARNING PT. 2 – Deliberate Listening”

  1. arthursantana Says:

    Ao contrário do que pode parecer, as séries da E! não são as únicas que geram resultados interessantes. Utilizei-as como exemplo. Caso você não tenha saco para aturar baboseiras por vinte minutos ininterruptos, aconselho mesmo a assistir algo pela qual tenha interese, mas lembre-se: sempre levando em consideração a melhor maneira de melhorar seu inglês.

  2. Luciano Hilton Says:

    Nossa! Não tenho nada mais a dizer a não ser desejar os meus parabéns pelas excelentes dicas. Você seria um ótimo professor de línguas porque você tem uma visão da aprendizagem que vai além da sala de aula, ou seja, leva o aprendizado para o cotidiano e nós sabemos que não são todos os professores que possuem essa visão de incentivar os alunos a praticarem fora de sala, muito menos dar dicas de como fazê-lo.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s


%d bloggers like this: