Siga o exemplo dos grandes cientistas e leia menos

by

Um alerta. Se você está lendo este texto pensando que vai encontrar alguma técnica misteriosa que vá te ajudar a ter melhores notas sem esforço clique aqui.

Para os que não clicaram, deixem-me explicar melhor. A idéia fundamental aqui, é que acreditamos que os grandes cientistas, os melhores alunos da sua turma e todos aqueles que queremos ser quando crescer tem como uma das diferenças, dos que saem na primeira semana do Big Brother, o fato de

1 – Eles gastarem mais tempo em esforços ativos que passivos.

Com que foi exposto até agora, o leitor concordará com nosso ponto de vista se provarmos que a afirmação 1 é correta e demonstrarmos que “ler” é um esforço passivo, concordam?

Partindo deste ponto, é fácil perceber que o que Einstein tem de diferente dos outros professores é que ele ESCREVEU a Teoria da Relatividade, o cdf da sua turma TIROU as melhores notas. Ambos construíram, externalizaram, contribuíram com algo de fato. Agora, simplesmente ler não leva ninguém a lugar nenhum. Outro escreveu, fez o esforço ativo e nós, de mentes descansadas, absorvemos, fazendo, às vezes, algum esforço ativo para entender.

O leitor mais ágil já deve ter concluído, com certa raiva, que um título mais justo para este texto seria algo como “Siga o exemplo dos grandes cientistas e escreva mais”. No entanto, o leitor em sintonia conosco, percebeu que este título é perfeito por atrair o público correto para o que vai aqui escrito. Mas, ambos os grupos de leitores devem se perguntar, e agora?

Respondendo esta pergunta propomos:

  • Gastar menos tempo em esforços passivos. Assistir menos TV, ler mais rápido.
  • Dedicar mais tempo a esforços ativos. Resolver mais exercícios, voltando para o texto só quando tem dúvidas, escrever mais resumos sobre as aulas. Lançar um blog, o mais organizado possível sobre seus estudos, pois o trabalho mental exigido para tentar ensinar algo a alguém organiza a mente de tal forma que é o esforço ativo perfeito para melhor entender, seja qual assunto for.

Se alguém melhorar suas notas por ter lido menos e estudado mais, por favor, nos mande um retorno. Se pioraram, nos avise também.

Advertisements

One Response to “Siga o exemplo dos grandes cientistas e leia menos”

  1. A mente harmonizada: o equilíbrio entre esforços ativos e passivos « Theoretical Something’s blog Says:

    […] nosso texto Siga o exemplo dos grandes cientistas e leia menos propusemos que os bem sucedidos intelectualmente tem em comum a característica de se dedicaram […]

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s


%d bloggers like this: