Algo que merece ser dito

by

“Quando tudo é dito e feito, mais é dito que feito” é uma frase que mais motiva ações que palavras. Por isto, este post será dedicado às palavras daqueles que fizeram algo.

A seguir, mostro uma lista comentada das minhas seis citações favoritas (que consigo lembrar).

6. Escolha a vida que é mais útil, e o hábito a fará ser a mais agradável. – Francis Bacon

Em uma curta frase o filósofo inglês procura acalmar a ânsia provocada pela ordem popular que nos manda “fazer aquilo que gostamos”. Já vi casamentos serem destruídos, cursos largados no meio e pessoas entrando em depressão pela busca “daquilo que gostamos”. Na dúvida, o melhor deve ser o que é mais útil para todos.

5. Há uma grande falta de autorrespeito em fazer algumas coisas bem e outras não. – Leonardo da Vinci

Busca incessante pela perfeição. Quem discorda que foi isto que motivou da Vinci a esta frase? Se eu cito, concordo, pois se permitir defeitos para que se diga “uma pessoal trabalhadora, mas…”; “um jovem inteligente, mas…” faz com que o direito deste “mas” manche qualquer personalidade.

4. Eu a achei bonita – Paul Dirac em resposta à pergunta: Como você achou a equação relativística do elétron?

Eu também costumo aplicar meu senso estético para obter resultados práticos, pois isto me exige olhos para a verdadeira beleza.

3. O silêncio é um grande auxílio para quem, como eu, está em busca da verdade. – Mahatma Ghandi

Pra mim a necessidade do silêncio é também fisiológica. Por algum motivo, meus raciocínios são mais devagar quando estou falando. Talvez seja sensato manter silêncio, não?

2. Deixai vir a mim as criancinhas. – Atribuído a Jesus em Lucas 18, 15-17.

É simples. A sociedade perfeita só se faz com um trabalho de aperfeiçoamento de sua base.

1. A disciplina do exercício físico, meditação e estudo, não são terrivelmente exotéricos. Os meios de se alcançar uma capacidade além daquelas atribuídas às pessoas comuns está ao alcance de todos, se seus desejos e vontades forem fortes o suficiente. Eu tenho estudado ciências, artes, religião e centenas de filosofias. Qualquer pode fazer o mesmo. Aplicando-se o que aprendeu e ordenando os pensamentos de forma inteligente é possível para qualquer um, conseguir qualquer coisa. Possível para as “pessoas comuns”. Não tem nada que eu queria ver mais enterrado: “pessoas comuns”. Ridículo. Não existem pessoas comuns. – Adrian Veidt, personagem do comic Watchemen de Allan Moore.

Assim como o personagem foi inspirado em Alexandre, o Grande, esta frase deve ter sido inspirada em “não tem nada impossível para aquele que tenta” da mesma figura histórica. Eu poderia ter citado, com o mesmo sentido “tudo que eu fiz, vós podeis fazer muito mais” de Jesus, mas eu perderia a oportunidade de recomendar o comic
J.Coloco esta frase em primeiro, porque, atualmente, minha maior ambição é me convencer de que ela é verdade.

Se o leitor estiver interessado em mais pensamentos inteligentes ou estiver atrás de uma nova frase para o “quem sou eu” do Orkut, eu recomendo: http://www.brainyquote.com

 

Leave a Reply

